quarta-feira, 9 de março de 2016

                                 Espírito, Corpo e Perispírito

1 - Deus, Espírito, Matéria e fluido cósmico
Para melhor compreensão do fenômeno mediúnico, é importante se estabeleça a in-
terdependência entre o corpo, o perispírito e o Espírito.Para tanto, imprescindível acei-
temos seguramente a existência e sobrevivência deste.
Allan Kardec afirma: Antes de travarmos qualquer discussão espírita importa inda-
guemos se o nosso interlocutor conta com esta base:
• Crer em Deus;
• Crer na imortalidade da alma;
• Crer na sobrevivência da vida após a morte.
Sem isso seria tão inútil ir além, com querer demonstrar as propriedades da luz a 
um cego que não a admitisse. (1)
Assim sendo, relembremos, com a Doutrina Espírita:
Deus - Inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. Nosso pai e cria-
dor.
Espírito - Princípio inteligente do universo.O elemento espiritual individualizado 
constitui os seres chamados Espíritos; do mesmo modo que o elemento material indi-
vidualizado constitui os diversos corpos da natureza, orgânicos e inorgânicos.
Matéria - Princípio que dá origem e formação aos corpos.Instrumento de que se 
serve o Espírito e sobre o qual ao mesmo tempo exerce a sua ação.
Fluido cósmico - Desempenha papel de intermediário entre o espírito e a matéria, 
propriamente ditas, por demais grosseira para que o Espírito possa exercer diretamente 
ação sobre ela.
É fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combina-
ções com esta e sob a ação do espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de 
que apenas conhecemos uma parte mínima.Este fluido universal, sendo o agente de que 
o Espírito se utiliza, é o princípio, sem o qual, a matéria estaria em perpétuo estado de 
desagregação e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá. (2)
Abstraindo-se o Espírito, tudo o que existe no Universo é oriundo do fluido cósmi-
co, não só o princípio material, quanto as leis que o regulam, tudo nele se alicerça.O 
fluido magnético e o fluido vital são apenas algumas das inúmeras modificações do 
fluido cósmico.
Pela sua característica de extrema maneabilidade e variadas funções, podemos di-
zer que se a matéria é manipulada pelo homem, as criaturas fluídicas são elaboradas 
mentalmente pelos Espíritos (encarnados ou desencarnados), uma vez que o fluido 
obedece ao seu comando mental. André Luiz assim o conceitua: “O Fluido cósmico é o plasma divino, hausto do 
criador ou força nervosa do Todo-Sábio. Neste elemento primordial vibram e vivem 
constelações e sóis, mundos e seres, como peixes no oceano”. (3)
2 - Corpo, Espírito e Perispírito
Quando encarnado, o homem constitui-se de:
Corpo físico - Componente material análogo ao dos animais.
• É, ao mesmo tempo, invólucro e instrumento de que se serve o Espírito.
• De vida efêmera, sujeita-se às transformações da matéria.
• À medida que o Espírito adquire novas aptidões, pelas reencarnações, utiliza-se 
de corpos físicos mais aperfeiçoados, condizentes com suas novas necessidades.
Espírito - Alma ou componente imaterial.
• O progresso é a sua condição normal e a perfeição a meta a que se destina.
• Imortal, preexiste e subsiste ao corpo físico que lhe serve de instrumento.
• Retornando ao Plano Espiritual, após o desencarne, conserva a sua individuali-
dade, preparando-se para novas metas em sua ascensão evolutiva.
Perispírito - Envoltório fluídico de que se serve o Espírito em suas manifestações 
extrafísicas.
• Semimaterial, participa ao mesmo tempo da matéria pela sua origem e da espiri-
tualidade pela sua natureza etérea.
• Corpo espiritual que durante a reencarnação serve de elo entre o corpo físico e o 
Espírito.
3 - O Perispírito
O perispírito, ou corpo fluídico, também conhecido como corpo astral, psicossoma, 
corpo celeste e outras denominações, é o corpo de que se serve o Espírito como veículo 
de sua manifestação no Plano Espiritual e como intermediário entre o corpo e o espírito 
quando encarnado.
Para melhor entendimento do perispírito, analisaremos este assunto sob os seguin-
tes prismas: constituição, função, apresentação e propriedades.
– Constituição
• De natureza sutil, o perispírito é constituído do fluido universal inerente ao 
globo em que estagia, razão porque não é idêntico em todos os mundos. • Sua natureza está em relação direta com o grau de adiantamento moral do Espí-
rito; daí decorre que o mesmo se modifica e se aprimora com o progresso moral 
que conquiste.
• Enquanto as entidades superiores formam o seu perispírito com os fluidos mais 
etéreos do plano em que estagiam, as inferiores formam dos fluidos mais densos, 
ou grosseiros, pelo que, seu perispírito chega a confundir-se, na aparência com o 
corpo físico.
– Função
• O Espírito pela sua essência é um ser abstrato, que não pode exercer ação direta 
sobre a matéria bruta.Precisa de um elemento intermediário (fluido universal), 
daí a necessidade do envoltório fluídico - o perispírito.
• O perispírito faz do Espírito um ser definido, tornando-o capaz de atuar sobre a 
matéria tangível.É, assim, o traço de união entre o Espírito e a matéria.
• Quando encarnado, o Espírito se vale do perispírito para atuar sobre o corpo e 
sobre o meio ambiente e, por seu intermédio, recebe sensações dos mesmos.
• Despojado do corpo físico, pela desencarnação, o Espírito permanece com o pe-
rispírito, veículo de sua manifestação no Plano Espiritual.
– Apresentação
• O perispírito toma a forma que o Espírito queira.
• Atuando sobre os fluidos espirituais, por meio do pensamento, e da vontade, os 
Espíritos imprimem a esses fluidos tal ou qual direção:Aglomeram-nos, combi-
nam ou dispersam, forma conjuntos de aparência, forma e cor determinadas.
• Essas transformações, obedecendo a vontade do Espírito, permitem-lhe ter ou 
apresentar-se com a forma que mais lhe agrade.Podendo, num dado momento, 
alterar sua aparência instantaneamente.
• Essas transformações podem ser o resultado de uma intenção ou o produto de 
um pensamento inconsciente.Se num ambiente o Espírito apresenta-se com a a-
parência de sua última existência, pode, inconscientemente, modificar-se no re-
cinto; algo, ou alguém o faz recordar-se de uma precedente reencarnação.Tão 
logo desliga o seu pensamento do passado, retorna à aparência atual.
– Propriedades
• Um Espírito pode, portanto, apresentar-se ao médium com a aparência de uma 
existência remota (vestuário ou outros sinais característicos da época, inclusive 
cicatrizes, etc), embora isto não signifique que ele conserve normalmente essa 
aparência, mas sim a de vidas posteriores (geralmente a última experiência na 
Terra).
• Mesmo um Espírito apenas intelectualmente desenvolvido, embora moralmente 
atrasado, pode apresentar-se ao médium sob a aparência que deseje (pela disposição do seu pensamento), até mesmo de uma outra entidade, num processo de 
mistificação espiritual.
• Normalmente, no entanto, o perispírito retrata a condição íntima do Espírito, ra-
zão pela qual, premido por um estado consciencial de culpa, este se apresenta 
portando inibições, defeitos, aleijões, ou problemas outros, dos quais, embora o 
desejasse, não se pode furtar.
4 - Referências
• (1) “O Livro dos Médiuns”, Allan Kardec - FEB - 29ª edição.
• (2) “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec - FEB - 30ª edição.
• (3) “Evolução em Dois Mundos”, André Luiz - FEB - 1ª edição.
• (4) “A Gênese”, Allan Kardec - FEB - 9ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário