quarta-feira, 29 de abril de 2015

                                         ''CARTA DE JESUS A VOCÊ''


''Áh, como eu te amo!''
''Dei minha vida por você''.
''Em nome desse amor, fui humilhado, espancado e crucificado''.
''Nas horas de alegria, ao teu lado tenho caminhado, e contigo
regozijado''.
''E nas horas de sofrimento e dor; É no colo, que o tenho carregado''.
''Mesmo assim, sei que duvidas de mim''.
''Não te faço cobranças, nem te peço grandes sacrifícios''.
''Peço apenas que me ame; E que as vezes se lembre de mim''.
''Mas vejo, que neste mundo atribulado, andas muito ocupado, sem tempo para pensar, em quem viveu e morreu por ti amar''.
''Saibas, que não me zango contigo''.
''E tuas faltas eu perdoo''.
''Porque és meu filho amado, meu filho querido!''
''E se pra te salvar... Eu necessitasse ser novamente crucificado,
Eu me entregaria sem pensar''.
''E não exitaria em padecer, ser coroado de espinhos, e na cruz, novamente morrer''.
''Tudo isto meu filho... Porque te amo demais!!!''
''JESUS''
''COMUNIDADE CHICO XAVIER CATANDUVA-SP''
''JAIR FERREIRA-CATANDUVA-SP''
                                           ''HOMENAGEM A MONSENHOR ALBINO''


Padre Albino: Vida dedicada ao interesse social e humanitário
Escrito por Nilce Lodi - DiarioWeb
Ter, 22 de Janeiro de 2013 02:00
Catanduva apresenta boa qualidade de vida. 
Entretanto, nem tudo são flores. 
Apesar de sua importância econômica possui os mesmos problemas de qualquer centro urbano. 
Afinal, um século é muito pouco para uma cidade que, ao longo desse tempo, não parou um só instante de experimentar o novo, recriar formas, inaugurar caminhos.
Hoje, as praças e as ruas não são mais as mesmas dos tempos de Pe. Albino. 

Ruas foram retificadas e praças remodeladas. 
O dinamismo da fase inicial arrefeceu após os primeiros decênios. 
Entretanto, com a chegada da estrada de ferro em 1910, o desenvolvimento dos serviços bancários e do comércio consolidou a emancipação financeira e a hegemonia de Catanduva que, finalmente obteve status de sede municipal.

A carreira sacerdotal de Pe. Albino desenvolveu-se em dois planos: como sacerdote em Portugal e como pároco de Catanduva, na diocese de São José do Rio Preto. 

Como líder e autoridade, esteve presente e atuante nas realizações da comunidade, enfrentou seus problemas básicos e interferiu no desenvolvimento da cidade.
Albino Alves da Cunha e Silva (1882-1973) nasceu em Portugal, a 21 de setembro de 1882, filho de Avelino Alves da Cunha e Silva e de Ana Joaquina da Mota e Andrade, natural da freguesia de Codessoso, Conselho de Celorico de Basto, província do Minho. 

Em sua infância, mostrou-se ativo, inteligente, com senso de responsabilidade. Tornou-se conhecido e admirado por todos. Estudou nas cidades de Amarante e Guimarães.
Atraído por Deus, seguiu a vocação sacerdotal, contrariando a vontade do pai, que queria vê-lo formado em Direito, porém realizando o sonho da mãe, que era ver o filho sacerdote.

Estudou no Seminário de Braga e aí se ordenou sacerdote, em setembro de 1905, aos 23 anos de idade. Assumiu a administração da paróquia na sua terra natal, a freguesia de Codessoso. 
Em 1910, se instalou em Portugal a República e a separação da Igreja e do Estado. 
O clero perseguido, padre Albino teve que fugir. 
Em 21/09/1912, com 30 anos de idade e 7 de sacerdócio, condenado à prisão, foi obrigado a fugir a pé, de Celorico a Braga, indo desta cidade de trem até Monção onde através do rio Minho conseguiu passar para a cidade espanhola de Tui, tendo no porto de Vigo embarcado no vapor “Zelândia” rumo ao Brasil.

Pe. Albino contou com a intercessão do jesuíta José Coelho da Rocha, vigário da Paróquia de São José em Rio Preto e também fugitivo de Portugal, junto ao arcebispo-bispo de São Carlos, dom José Marcondes Homem de Melo. 

Foi nomeado coadjutor do Padre João Carrelli, na paróquia de Jaboticabal; e depois, coadjutor na paróquia de Jaú. Em seguida, foi transferido para a paróquia de Barra Bonita, onde permaneceu 4 anos, como vigário.

A Paróquia de Catanduva, primitivamente chamada São Domingos de Cerradinho, criada em 1915, era até então eclesiasticamente subordinada à paróquia de Tabapuã. Seu primeiro vigário foi o reverendo padre Maurício Caputo, italiano de Salermo, que ficou em Catanduva até 1918. Padre Albino, nomeado para a paróquia de Catanduva, tomou posse em 28/04/1918. 

Os primeiros tempos na cidade foram difíceis, com poucos amigos.
De temperamento reservado e austero, foi recebido com frieza e certa prevenção, mas logo ganhou a confiança do povo e das autoridades civis e religiosas, não com palavras, mas com trabalhos, realizações e vida exemplar. 

Viveu 55 anos em Catanduva, até sua morte, ocorrida a 19/09/1973, aos 91 anos de idade, dois dias antes de completá-los, por insuficiência respiratória.
O empenho pela criação da diocese
Conhecedor da deficiência numérica de sacerdotes na diocese de Rio Preto, padre Albino esteve em Roma em 1949, onde, com o cardeal Mazella, conseguiu a vinda dos senhores padres doutrinários para a cidade, que assumiram o então recém-criado Santuário Nossa Senhora Aparecida, atual Catedral da diocese de Catanduva.

Monsenhor Albino colaborou ativamente pela criação da diocese de Catanduva, com a criação e instalação da Paróquia de Santo Antonio.
A beatificação do monsenhor
Por sua atuação e testemunhos de milagres, padre Albino está em processo de beatificação, que tem duas etapas – a diocesana e a romana. 

Na primeira etapa, o bispo investiga sobre a vida, virtudes, fama de santidade e possíveis milagres. Encerrada a etapa diocesana do processo, este será encaminhado ao Vaticano, à Congregação para as Causas dos Santos, que dá inicio à fase romana.

A beatificação é o primeiro passo rumo à canonização; o título de beato quer dizer que é permitido prestar-lhe culto público, mas limitado a algumas regiões, enquanto o Santo é venerado em toda a Igreja. 

Bastante eloquentes são os seus exemplos e a sua bondade - exemplos de humildade e caridade.
É impossível resumir a intensa atividade desenvolvida pelo Pe. Albino em seus 91 anos de existência, porem é mister reconhecer seu papel na luta para promover a mudança dos costumes e praticas. 

Sua obra é suficiente para credenciar seu nome ao respeito, à admiração e ao reconhecimento de todos.
A Fundação Padre Albino
O empenho pela criação da diocese A beatificação do monsenhor CIDADES As obras de Pe. Albino são hoje administradas pela “Fundação Padre Albino” que, em seu início, em 1926, se chamava “Associação Beneficente de Catanduva”. 

A partir de 1968 se transformou na atual “Fundação Padre Albino”. 
Foi criada com a preocupação da promoção social e com a melhoria da condição de vida dos mais necessitados, especialmente dos doentes. 
Catanduva criou o Museu Padre Albino a 8.05.1997 em homenagem a esse grande homem.
Vida dedicada ao interesse social e humanitário
Pe. Albino semeou idéias, conquistou colaboradores que partilharam de seu entusiasmo e determinação. 

É impressionante a versatilidade com que elegeu as áreas sociais, educativas e de saúde para atuar. Idealizou e incentivou a criação de obras associativas, culturais, filantrópicas, religiosas e de saúde. 

Nos púlpitos das igrejas e capelas espalhados por toda a paróquia, entregou-se à obra de evangelização, semeando, batizando ou confessando, e à procura de donativos para suas obras de caridade.
Ideias novas sobre obras de caridade eram debatidas e exaltadas por Pe. Albino, que criou um clima por demais favorável às realizações em beneficio dos mais necessitados, dos idosos, dos doentes e das crianças.

Do trabalho e da abnegação de todos foram criadas as belas e beneficentes obras que constituem orgulho para Catanduva. Sendo a Capela da paróquia de São Domingos muito pequena, Pe. Albino resolveu construir a Matriz de Catanduva, mais ampla e de bom tamanho, a partir de 1919. Em 1925, o pintor brasileiro Prof. Benedito Calixto foi contratado para decorar suas paredes e teto com belas passagens bíblica.

Em 26/06/1926 fundou a Santa Casa de Misericórdia, hoje “Hospital Padre Albino”.Em 1929, o Asilo (Lar) dos Velhos, transformado em 2001 no “Recanto Mons. Albino”, para o atendimento integral do idoso: moradia, alimentação, saúde, convivência social e familiar; localizada numa chácara doada pelo Rotary Clube de Catanduva. 

Fundou no dia 01/09/1939, a Vila de São Vicente, coma glomerado residencial, para homens e mulheres, transferido para o Recanto Monsenhor Albino em 2001. Criou também o Albergue Noturno; a Casa da Criança “Sinharinha Netto”; o Orfanato “Ortega Josué” e “Anita Costa”; o Educandário São José; adquiriu prédio para a Ação Católica e outro destinado à residência do bispo de Catanduva.

Se tudo isso não bastasse, vale o trabalho de repensar sua obra, tendo em vista o seu cotidiano, marcada com a abertura de novas propostas: o Colégio das Irmãs ou Colégio Nossa Senhora do Calvário; o Sanatório de Homens Tuberculosos, para 700 doentes. 

Pe. Albino construiu 13 igrejas e várias capelas nos arredores de Catanduva. Não se esqueceu das vilas adjacentes e fez erguer as capelas de Elisiário, Caputira e Quilombo Sete.
Realizou muito mais: o Santuário e Paróquia de Nossa Senhora Aparecida; o Ginásio “D. Lafayette”; o Seminário “Cesar de Bus”.

Promoveu o ensino universitário ao criar, em 1989, a A Faculdade de Medicina, FAMECA, na Santa Casa de Misericórdia de Catanduva, hoje Hospital Padre Albino; a Faculdade de Administração de Empresas (FAECA), em 1972; a Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (ESEFIC), em 1973.

 Mais recentemente foram criados a Faculdade de Enfermagem de Catanduva (FEC), em 2000, e o curso de Direito, em 2002, instalado nas dependências da FAECA.
A partir de abril de 2007, as Faculdades da Fundação Padre Albinotransformaram-se em Faculdades Integradas Padre Albino. 

Construiu também um grande edifício, para a fabricação de soro fisiológico destinado ao uso exclusivo do Hospital. Nada queria para si. Ao comemorar em 1944, 25º aniversário de suas funções de pároco em Catanduva, foi agraciado com a doação de terras. 

Para aceitá-las estabeleceu condições: a escritura seria passada em nome da Associação Beneficente de Catanduva. E assim foi feito.
Dom Lafayette Libanio, bispo diocesano, em visita pastoral à paróquia de Catanduva, escreveu: “O Exmo. Mons. Albino faz do preceito: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, a sua vida heróica de sacerdote de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Na sua matriz e em suas obras de caridade, reina o espírito de caridade cristã. Tudo em ordem, graças a Deus”.
Em 1951, foi criado e instalado o Cabido Diocesano da Diocese de Rio Preto. 

O vigário de Catanduva, como já era Monsenhor, foi nomeado Cônego Catedrático do Cabid, Presidente e Protonotário Apostólico. 

O título de Monsenhor foi concedido pela Santa Sé, a pedido de dom Lafayette Libanio.Não gostava que o chamassem de Monsenhor ou Cônego: queria ser apenas o Padre Albino.

Recebeu da Câmara Municipal, o titulo de Cidadão Benemérito de Catanduva em 1968.
Pe. Albino sofreu 12 quedas e várias fraturas. Duas vezes, queda de avião. Passou por 7 grandes operações. Com 76 anos saiu a pé em busca de donativos para seus queridos pobres e caiu em um grande buraco, fraturando o fêmur da perna direita. Ficou hospitalizado por 6 meses. Sarou, mas ficou com uma perna mais curta do que a outra uns 3 ou 4 cm.


                                        ''APRENDA COM A NATUREZA'
''Resplandece o Sol no alto,a fim de auxiliar a todos.''
''As estrelas agrupam-se em ordem.''
''O céu tem horários para a luz e para a sombra.''
''O vegetal abandona a cova escura, embora continue ligado ao solo, buscando a claridade, a fim de produzir.''
''O ramo que sobrevive à tempestade cede à passagem dela, mantendo-se, não obstante, no lugar que lhe é próprio.''
''A rocha garante a vida no vale, por resignar-se à solidão.''
''O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.''
''A ponte serve ao público sem exceções, por afirmar-se contra o extremismo.''
''O vaso serve ao oleiro, após suportar o clima do fogo.''
''A pedra brilha, depois de sofrer as limas do lapidário.''
''O canal preenche as suas finalidades, por não perder o acesso ao reservatório.''
''A semeadura rende sempre, de acordo com os propósitos do semeador.''
(André Luiz)
''A Sabedoria é o caminho, o amor e fraternidade é a luz.''
''COMUNIDADE CHICO XAVIER CATANDUVA - SP''
''JAIR FERREIRA - CATANDUVA-SP''
                                     ''VOLTAR OS OLHOS PARA A LUZ''

''Narra-se que uma das cunhadas do médium mineiro Francisco Cândido Xavier teve um filho com sérias dificuldades físicas e mentais.''
''Braços e pernas atrofiados. 
Os olhos, cobertos por uma espessa névoa, mantinham-no mergulhado na mais completa escuridão.''

''Inspirava medo às pessoas que o viam.''
''Era tão deformado que a mãe, ao vê-lo, teve um choque e foi internada num hospital psiquiátrico.''
''Chico ficou sozinho com o sobrinho.''
''Cuidar dele não era fácil. Medicá-lo, banhá-lo e aplicar-lhe um clister diariamente.''
''O menino não deglutia e, para alimentá-lo, Chico tinha que formar uma pequena bola com a comida, colocar em sua garganta e empurrar com o dedo.''
''Isto, durante onze anos, aproximadamente.''
''Quando o sobrinho piorava, Chico orava muito por ele. Já o amava como um filho.''
''Um dia, porém, o Espírito de Emmanuel lhe disse:''
''Ele só vai desencarnar quando o pulmão começar a desenvolver e não encontrar espaço.''
''Aí, então, qualquer resfriado pode se transformar numa pneumonia e ele partirá.''
''Quando estava próximo dos doze anos, foi acometido de uma forte gripe e começou a definhar.''
''Na hora da desencarnação, seus olhos voltaram a enxergar. Ele olhou para Chico e procurou traduzir toda a sua gratidão naquele olhar.''
''Emmanuel, presente e emocionado como Chico, explicou:''
''Graças a Deus. É a primeira vez, depois de cento e cinquenta anos, que seus olhos voltam para a luz. As suas dívidas do passado foram aniquiladas.''
''Louvado seja Jesus Chico Xavier sempre teve seus olhos voltados para a luz, e este é mais um dos inúmeros exemplos disso.''
''O sobrinho, necessitado de acerto com as Leis maiores, encontrou no amor do tio o estímulo necessário para deixar as trevas.''
''Enquanto não acertamos as dívidas do passado, enquanto não cumprimos os compromissos assumidos até o fim, não conseguimos nos libertar da escuridão A expiação é mecanismo infalível da Lei Divina.''
''A Sabedoria é o caminho, o amor e fraternidade é a luz.''
''A Fé remove montanhas.''

''COMUNIDADE CHICO XAVIER CATANDUVA-SP''
''JAIR FERREIRA - CATANDUVA-SP''
                             ''SENHOR ENSINA NOS A VIVER EM PAZ''

''Se sentíssemos alegria de estar contigo, Senhor, não saberíamos resistir a essa necessidade de dançar que se expande pelo mundo...''
''Provavelmente, estás cansado dessa gente que sempre fala em te servir Com ares de capitão, em te conhecer, com poses de professor, em te encontrar, com regras de jogo, em te amar, com o amor que tu tinha.''
''O dia em que sonhaste com algo diferente, Inventaste São Francisco e dele fizeste o teu menestrel.''
''Nosso jeito de gente alegre nos leva a dançar contigo a dança da vida.''
''Para sermos bons dançarinos, não precisamos saber para onde nos leva a dança.''
''Precisamos apenas seguir o ritmo, ser alegres, ligeiros e, sobretudo, flexíveis.''
''Não precisamos pedir explicações dos passos que gostas de fazer, mas deixar-nos transformar em ágeis e vivos prolongamentos do teu ser.''
''Não precisamos seguir em frente, a todo custo, mas saber rodopiar e andar de lado.''
''Mais do que caminhar, precisamos saber parar e deslizar.''
''E tudo isso não passaria de desvairada agitação se a música não lhe desse uma harmonia.''
''Vem convidar-nos, Senhor.''
''Estamos prontos para dançar contigo a dança do trabalho
a dança do calor e, mais tarde, a do frio.''
''Se algumas melodias estiverem em tom menor, não te diremos que são tristes.''
''Se outras nos deixarem um pouco ofegantes, não te diremos que são cansativas.''
''E, se alguém pisar nos nossos pés, não o levaremos em conta,
pois sabemos que isso acontece quando a gente dança.''
''Senhor, ensina-nos a viver a nossa vida, não como um jogo de xadrez, onde tudo é calculado, nem como uma competição,
onde tudo é difícil, Nem como um teorema, ou quebra-cabeça,
mas como uma festa sem fim, na qual se renova o encontro contigo, baile e dança, nos braços da tua graça, na música universal do teu amor.''
''COMUNIDADE CHICO XAVIER CATANDUVA-SP''
''JAIR FERREIRA - CATANDUVA - SP''

                                            Jair ferreira
                                                ''ESPÍRITA E SUA MISSÃO''

''Quando estamos prestes a voltar ao mundo carnal, nosso compromisso reencarnatório é traçado minuciosamente, para que possamos reparar os erros próprios e os cometidos contra outras pessoas no passado.''
''Vir com a incumbência de ser espírita ou de se tornar espírita durante nossa estada no Mundo Material é uma benção, pois teremos condições de estudar o espiritismo e, principalmente, colocá-la em prática.''
''Sendo assim, vários companheiros que estão no Mundo Espiritual prestes a reencarnar têm seu destino acoplado ao nosso.''
''Neste mister, temos uma equipe espiritual preparada para nos oferecer o auxílio necessário, a fim de que suportemos os percalços que a vida terrestre nos coloca pela frente, não permitindo que caiamos nos momentos difíceis ou nos desvirtuemos do caminho traçado nas situações alegres.''
''Muitos de nós já nascemos em berço espírita, enquanto outros chegarão ao Espiritismo por meio da dor ou espontaneamente, a convite de algum conhecido, identificando-se com os ensinamentos cristãos deixados por Jesus.''
''No entanto, todos terão tarefas de grande relevância, podendo socorrer muitos necessitados tanto no Mundo Material quanto no Espiritual.''
''Trabalhar com passes, esclarecimento nos trabalhos de desobcessão, vidência, audiência, psicofonia, psicografia e intuição são apenas algumas das várias atividades mediúnicas que a espiritualidade superior nos oferece para auxiliar o próximo e, conseqüentemente, a nós mesmos.''
''Dessa forma, estaremos estudando e evoluindo mental e moralmente, fazendo uma reforma íntima de suma importância para nós e para aqueles que estão conosco.''
''Com todo esse suporte espiritual preparado, passamos a ser acompanhados por nossos amigos e mentores nesta missão.''
''Porém, a vigilância deve ser total, pois Espíritos perturbados, às vezes, desafetos de outras vidas que não desejarão nos dar trégua nos momentos que virão, farão convites para que nos entreguemos à queda.''
''Vingança, rancor e mágoa, quando instalados na mente do ser para que desempenhe determinados papéis maléficos, são perigosos para qualquer pessoa que tenha baixa sintonia vibratória.''
''Tanto o espírita como o indivíduo exerce função religiosa de qualquer crença estão sujeitos à obsessão da mesma forma que qualquer outra pessoa, devido aos seus pensamentos.''
''Assim, não podemos dar brechas para as trevas, pois esse é o momento que os obsessores esperam para começar sua ação sobre seus antigos algozes ou desafetos.''
''É muito comum o individuo, após entrar para o Espiritismo e ver seu trabalho fluir, pensar que tudo é feito apenas por ele e que é o maior e melhor médium que existe naquela função.''
''Acaba deixando a vaidade tomar conta de seu ser, entregando-se aos elogios e ao ego, além das paixões terrenas, materiais ou carnais.''
''No livro Tormentos da Obsessão, de Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Pereira Franco, traz informações edificantes para nós, espíritas, sobre a importância de um bom desempenho de nossas funções determinadas ainda no Mundo Espiritual, uma vez que muitos estão desencarnando em situações deploráveis, recebendo socorro em sanatórios em virtude das péssimas condições morais e psíquicas em que se encontram.''
"As tendências inatas, que são reflexos dos compromissos vividos, impelem-nos para as condutas que lhes parecem mais agradáveis e que não lhes exigem esforços para superar.''
''As conexões psíquicas, por afinidade, facilitam o intercâmbio com os desafetos da retaguarda, e sem o necessário empenho que, às vezes, impõe sacrifício e renúncia, faz com que tombemos nas urdiduras bem estabelecidas para vencê-los, derrotá-los no empreendimento que deveria ser libertador", explica.''
''Sabemos das dificuldades a vencer e as renúncias a fazer, mas quando nos prontificamos a realizar esse trabalho com amor e carinho, com certeza, teremos o auxílio da espiritualidade amiga.''
''Da mesma forma, quando executamos essa tarefa como uma obrigação, não por satisfação, deixamos-nos tomar pelas queixas costumeiras, atraindo Espíritos com a mesma sintonia vibratória, que terão o imenso prazer em nos desviar do caminho traçado.''
''Assim, devemos ter a consciência de que somos instrumentos do trabalho executado pela espiritualidade, o que não diminui nossa tarefa em nenhum momento, já que, com isso, estaremos auxiliando vários encarnados e desencarnados, construindo nossas obras, como Jesus ensinou.''
"Eis por que o Espiritismo, representando o retorno de Jesus à Terra através de O Consolador, desempenha a missão sublime de despertar as consciências adormecidas, facultando o intercâmbio direto com o mundo de origem, onde se haurem as energias indispensáveis ao cumprimento da tarefa e se dispõem das lembranças para o prosseguimento dos compromissos.''
''É também durante a vilegiatura carnal que têm curso os combates iluminativos, quando se devem reunir e confraternizar os antigos adversários, a princípio sob o sufrágio da dor, porquanto defraudaram as leis, sem que delas se possam evadir, para depois se renderem ao amor, a fraternidade", esclarece Manoel Philomeno de Miranda em Tormentos da Obsessão.''
''A espiritualidade superior nos auxilia mesmo quando nos desvirtuamos do caminho, porém, temos o livre-arbítrio para decidirmos que rumo tomar.''
''A perseverança e a fé devem permanecer em nossos corações, principalmente nas horas difíceis, pois não podemos tombar ante os primeiros obstáculos que aparecem pelo caminho.''
''Além disso, seria lamentável chegarmos ao Mundo Espiritual e vermos que havia tanta coisa a fazer, com amigos espirituais nos apoiando, mas deixamos que a vaidade e as paixões mundanas tomassem nosso ser, fazendo-nos trilhar um caminho contrário ao que nos propomos antes de reencarnar.''
''Também seria bastante triste saber que muitos dependiam de nós para sua evolução e falhamos com eles, bem como ter consciência de que chegamos tão perto e pusemos tudo a perder por interesses pessoais.''
''Só o fato de sermos espíritas, trabalharmos na seara do bem em favor dos nossos semelhantes, de estudar a doutrina espírita e de termos conhecimentos importantes sobre assuntos que muitas crenças ainda não compreenderam ou não querem entender faz que sejamos pessoas privilegiadas.''
''Ao mesmo tempo, porém, a responsabilidade de não errar aumenta, devido aos ensinamentos de que dispomos.''
''Como estamos em um processo de evolução, o erro é comum, entretanto, não podemos permitir que ele se transforme em um hábito.''
''Assim, devemos sempre pedir a Deus, nosso Pai, que nos ilumine, a fim de que possamos desempenhar satisfatoriamente nosso trabalho, sem ostentação, tendo em mente o que disse Jesus:''
"Todo aquele que se rebaixa será elevado e todo aquele que se eleva será rebaixado".
''Revista Cristã de Espiritismo, edição nº 18, ano 2002''
''Comunidade Chico Xavier Catanduva''
''Jair Ferreira - Catanduva - SP''
                                              ''ENSINA-ME A SERVIR SENHOR''
Senhor!...
''Dura é a pedra, entretanto, com a Tua sabedoria, temo-la empregada em obras de segurança.''
''Violento é o fogo, todavia, sob a tua inspiração foi ele posto em disciplina, em auxílio da inteligência.''
''Agressiva é a lâmina , no entanto ao influxo de Teu amparo vimo-la piedosa, na caridade da cirurgia.''
''Enfermiço é o pântano, contudo sob tua benevolência encontramo-lo convertido em celeiro de flores.''
''Eu trago comigo a dureza da pedra a violência do fogo a agressividade da lâmina e a enfermidade do charco mas com a tua benção de amor posso desfrutar o privilégio de cooperar
na construção do Teu reino...''
''Para isso Senhor, concede-me por acréscimo de misericórdia a felicidade de trabalhar e ensina-me a receber o dom de servir.''
''Francisco Cândido Xavier''
''COMUNIDADE CHICO XAVIER''
''Jair Ferreira''
Foto de Jair ferreira.s

Jair Roberto Ferreira - 11/03/2012
                                              ''MENSAGEM DE UMA AMIGA''

''Definitivo, como tudo o que é simples.''
''Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.''
''Por que sofremos tanto por amor?''
''O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.''
''Na vida todos nós enfrentamos desilusões.''
''Decepcionamos-nos com amigos, parentes, e até conosco mesmo.''
''Desiludimos-nos quando vemos um sonho se transformar
em pesadelo, um alvo se transformar numa miragem bem distante, um desejo desaparecer como uma neblina.''
''A desilusão dói, como um ferimento.''
''Atinge a qualquer um, sem acepção.''
''Mas o importante é saber que novos sonhos podem ser
sonhados, e que um novo dia certamente amanhecerá.''
''Cada desilusão é um convite a um novo sonho, a uma nova visão da vida.''
''É um convite a um novo desafio, a um novo caminho...''

''COMUNIDADE CHICO XAVIER CATANDUVA-SP''
''Jair Roberto Ferreira-Catanduva-SP''
                                 ''ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS''
''Senhor!''
''Fazei de mim um instrumento de vossa paz,''
''Onde houver ódio, que eu leve o amor,''
''Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,''
''Onde houver discórdia, que eu leve a união,''
''Onde houver dúvidas, que leve a fé,''
''Onde houver erros, que eu leve a verdade,''
''Onde houver desespero, que eu leve a esperança,''
''Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,''
''Onde houver trevas, que eu leve a luz,''
''Ó Mestre, fazei que eu procure mais, consolar que ser,''
consolado, compreender quer ser compreendido amar,''
e ser amado,''
pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado,''
e é morrendo que se vive para a vida eterna.''
''AMÉM...QUE ASSIM SEJA''
                                         ''NÓS SOMOS O MUNDO''
''Chega o momento quando ouvimos uma certa chamada.''
''Quando o mundo tem que vir junto como um só.''
''Há pessoas morrendo, e esta na hora de dar uma mão a vida,
o maior presente de todos nós, não podemos continuar fingindo
todos os dias.
''Que alguém em algum lugar irá mudar.''
''Todos nós somo parte da grande família de deus.''
''E a verdade você sabe que o amor é tudo que nós precisamos.''
''Nós somos o mundo, nós somos as crianças, que fazemos um dia mais brilhante.''
''Assim comecemos nos dedicando, com esta escolha que estamos fazendo, nós estamos salvando nossas próprias vidas.
''É verdade que nós faremos um dia melhor, só você e eu.''
''Deus lhes envie seu coração assim eles saberão que alguém se preocupe com suas vidas.''
''Eles serão mais fortes e independentes, como deus nos mostrou transformando pedra em pão, e por isso todos nós temos que dar uma mão a vida.''
''Quando você esta acabado e não aparece nenhuma esperança mas você acredita que ha.''
''Nenhum morro que nos faça cair, nos deixa perceber que uma mudança já pode vir.''
''Quando nós nos levantarmos juntos como um só.''
''Nós somos o mundo, nós somos as crianças, que fazemos um dia mais brilhante.''
                                              ''QUAL É O SEU MAIOR BEM''


''Seu maior bem é a sua saúde!
''Ouvir e assimilar as lamentações de alguém em crise pode desequilibrar o emocional e afetar o corpo.''
''Ao assumirmos "as dores" dos outros acabamos, sem perceber, incorporando-as em nós e nossa força pode se transformar num abismo de fraqueza.''
''Não devemos fazer da nossa mente uma "esponja", absorvendo todo tipo de problema.''
''Devemos ouvir, mas com isenção para não ferir nossa imunidade, caso contrário não ajudaremos e poderemos contrair o mesmo mal.''
''Saúde é prioridade.''
''Saúde é nossa maior riqueza!''
''Ouça, se preocupe e ajude as pessoas, mas mantenha sempre sua mente firme, intacta, equilibrada e reforçada com bons pensamentos.''
''Deixe-a imune à crises alheias e tenha uma existência alegre e saudável.''
''A Felicidade maior, está dentro de nós mesmos.''
''O que satisfaz o nosso ego, que preenche este espaço chamado Felicidade, é saber que alguém é feliz só por saber que você existe
e se faz presente em todos os momentos de nossa vida.''

                                       ''MENSAGENS DE SABEDORIA''

''Nunca se irrite!''
''Se a condução custa a chegar, tenha paciência.''
''Se o vizinho o incomoda, suporte-o.''
''Sua irritação não pode melhorar as coisas e faz mal a seu fígado.''
''A irritação causa mais sofrimentos a nós que aos outros, ao passo que a paciência é um bálsamo, sempre pronto a suavizar as feridas próprias e alheias.''
''Cultive a Verdade em todos os momentos de sua vida, e a Verdade o levará triunfalmente ao progresso.''
''Seja verdadeiro em todos os pensamentos, ações e emoções,
e nada lhe ocorrerá de mal.''
''Deixe que a Divindade se manifeste por seu intermédio, e procure ouvir a voz silenciosa que lhe fala do fundo de seu coração, por meio de sua consciência.''
''Obedeça aos conselhos que ela lhe der!''
''Lembre-se de que o amor ao próximo é o segredo de nossa felicidade.''
''Não fale mal de ninguém, não tenha raiva, não cultive ódios em seu coração.''
''A irritação e o ódio são venenos que atacam o fígado e descontrolam o sistema nervoso.''
''Aprenda a relevar e esquecer, para ter seu coração em paz
e não sofrer em sua saúde.''
''A serenidade é o segredo das vidas longas e felizes.''
''FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER''

                                               ''ÁGUA DA PAZ''


''Uma das histórias mais conhecidas a respeito de Chico Xavier é a da Água da Paz.''

''Dizem que era muito comum, antes de se iniciarem as sessões no centro espírita Luiz Gonzaga, ocorrerem algumas discussões a respeito de mediunidade, especialmente provocadas por pessoas pouco esclarecidas sobre o assunto.''

''Essa situação começou a provocar certa irritação em Chico Xavier, que tentava explicar o que acontecia, mas nem sempre era compreendido.''

''Num dos momentos de irritação, sua mãe apareceu a ele mais uma vez e ensinou-lhe uma forma simples para acabar com essa situação.''

“Para terminar suas inquietações”, ela falou, “use a Água da Paz”. Chico Xavier ficou contente com a solução e começou a procurar o medicamento nas farmácias de Pedro Leopoldo – sem sucesso.''

''Procurou em Belo Horizonte, e nada.''

''Duas semanas depois, ele contou à mãe que não estava encontrando a Água da Paz, ao que ela lhe disse:''

“Não precisa viajar para procurar. Você pode conseguir o remédio em casa mesmo.''

''Quando alguém lhe provocar irritações, pegue um copo de água do pote, beba um pouco e conserve o resto na boca.''

''Não jogue fora nem engula. Enquanto durar a tentação de responder, deixe-a banhando a língua.''

''Esta é a água da paz”. Chico Xavier entendeu o conselho, percebendo que havia recebido mais uma lição de humildade e silêncio.

''A Sabedoria é o caminho, o amor e fraternidade é a luz.''
''A Fé Remove Montanhas.''

''COMUNIDADE CHICO XAVIER CATANDUVA-SP''
''JAIR FERREIRA-CATANDUVA-SP''
                                                      ''Ó MESTRE JESUS.''!



''Dai-nos força para que possamos suportar nossos aprendizados, dai-nos a Luz, para clarear as nossas Almas nas realizações do amor e da fraternidade entre irmãos, e nos ampara na tua santa misericórdia, mostrando o caminho da redenção e purificação de nossas almas....''

''Tu meu mestre Jesus, não livrou o meu filho terreno de sua lição e aprendizado, pois eu sei que é pela dor e pelo sofrimento que purificamos a alma e o espírito...''

''Sendo assim peço nesse Natal muita Luz a todos os Lares terreno, a todas as Religiões da terra e que possamos alcançar a tua Glória.''

"Que nesse momento de silêncio eu sinta sua presença em minha alma.''

''Agradeço por mais um dia de caminhada, e que a cada dia
eu poça ter forças suficiente para chegar até o fim, sem me abater com as dificuldades do caminho.''

''Paz para meu irmão que lê esta mensagem, e também
para todos aqueles que se encontram em dificuldades...''

''A imensa misericórdia de Deus nos dada em Jesus Cristo.''

''O Coração representa a parte mais íntima da afetividade humana
sempre recordou o Amor entre as pessoas Jesus oferece o seu Coração para nós com um sentimento profundo de salvação.''

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos e eu vos darei descanso tomai sobre vós
o meu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de Coração e vós encontrareis descanso pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”

“VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS E FATIGADOS
SOB O PESO DE VOSSOS FARDOS, E EU VOS DAREI DESCANSO”
que assim seja..'' AMÉM.

''COMUNIDADE CHICO XAVIER CATANDUVA SP''
''JAIR FERREIRA CATANDUVA-SP''
                                                         ''A PAZ DE JESUS!''



''Com Jesus no barco, tempestade alguma nos abaterá!''
''Todos nós passamos por grandes tempestades na vida.''
''As tempestades nos apanham de surpresa.''
''Os discípulos de Jesus entraram no barco por ordem de Jesus.''
''E mesmo obedecendo a Jesus eles, foram colhidos por uma tempestade assoladora.''

''Durante toda uma noite eles remaram, mas o barco, estava no centro do perigo, ameaçado de naufragar.''
''E no momento angustiante, quando as esperanças e as forças, estavam acabando, Jesus apareceu para encontrar-se com eles''.
''Deus te levanta do pó e da cinza para te dar vitória!''
''Ele é Deus porque não acalmaria o mar para ti?''
''Ele te diz :Não Temas, porque Sou o Dono da Glória!''
''E hoje mudo tua história!''

''Nós te agradecemos todas as bênçãos com que nos clareias a estrada e nos reconfortas a vida.''
''Mas, em particular, te agradecemos os obstáculos que nos permites encontrar, no relacionamento uns com os outros, através dos quais exercitamos a prática do amor.''

''Ó mestre Jesus, dai-nos força para que possamos suportar nossos aprendizados, dai-nos a Luz, para clarear as nossas Almas nas realizações do amor e da fraternidade entre irmãos, e nos ampara na tua santa misericórdia, mostrando o caminho da redenção e purificação de nossas almas....''

''Nos protegendo, pois sei que é pela dor e pelo sofrimento que purificamos nossas almas e o espírito...''

Sendo assim peço muita Luz a todos os Lares terreno, a todas as Religiões da terra e que possamos alcançar a tua Glória Assim Seja.''

''Jesus, confiamos em vós..''

''COMUNIDADE CHICO XAVIER CATANDUVA-SP''
''JAIR FERREIRA CATANDUVA-SP''
                                ''O VALOR INESTIMÁVEL DE UMA AMIZADE''



''Diz-se que o “o homem é um ser social”.''
''De fato, o homem é incapaz de viver em completo isolamento e solidão.''
''Ele necessita de contato com seus semelhantes.''
''Necessita, principalmente, de bons amigos.''

''A companhia de bons amigos é essencial para nós durante toda a nossa vida, porque podemos alcançar juntos um alto grau de desenvolvimento, através de mútua descoberta de qualidades, mútuo consolo nos momentos difíceis de nossa vida e mútua colaboração em todas as coisas.''
''E só pelo fato de sabermos que existem neste mundo pessoas que acreditam em nós, sentimo-nos repletos de coragem.''
''O que nos estimula e faz redobrar os nossos esforços são as palavras de incentivo, o carinho e a compreensão de nossos amigos.''
''Ter amigos sinceros, alegres e otimistas vale para nós como verdadeiros “tesouros” colocados no nosso caminho, balsamizando assim, as nossas lutas.'' 

''A alegria e o otimismo desses amigos exercem grande influência sobre nós e nos dão coragem e esperança.''
''Afortunados são, pois, aqueles que possuem bons amigos.''
''A verdadeira amizade, nobre e sincera, só é conseguida quando se abandona a atitude egoísta de procurar fazer amigos para usá-los como “trampolins” para nossa vida.''
''Temos de ter certeza de que, as influências espirituais que recebemos de nossos amigos passam a acompanharmos durante toda a nossa vida.'' 

''A “boa influência espiritual” será nosso eterno tesouro.''
''O homem recebe forte influência do caráter dos amigos com quem anda.''
''Aquele que se torna amigo de pessoas bondosas, generosas, honestas, esforçadas, recebe suas boas influências e passa a ter, também, todas essas qualidades, se quiser.''
''Existem pessoas que exercem sobre os outros um efeito leve e estimulante, tal como um refrigerante no verão ou um tônico no desânimo.'' 

''Quando estamos em companhia dessas pessoas, sentimos um grande bem-estar, uma sensação agradável de brisa.''
''Elas são como um oásis para nós.''
''Ao seu lado, conseguimos ter excelentes idéias, o que não ocorre, às vezes, quando estamos sozinhos.''
''Os bons amigos agem como um estimulante para a nossa mente, aumentando a nossa capacidade, aguçando a nossa inteligência, tornando ricas as nossas emoções, etc.''

''Mas existem também pessoas que exercem sobre os outros influência totalmente negativas.''
''Estando junto dessas pessoas, sentimo-nos deprimidos, o nosso coração torna-se seco e frio, a nossa mente fica sombria e acabam desaparecendo totalmente as fontes das boas idéias e inspirações.''
''Assim, Cairbar Schutel, nos ensina que, “Deus não fez só o claro, fez também o escuro, não fez só a luz, mas fez as trevas, para que cada um permaneça onde lhe apraz, na escuridão ou na claridade”.''
''Como vemos, é grande a influência dos amigos.'' 

''Por isso, saber escolher bons amigos é muito mais importante do que saber escolher boas roupas ou bons móveis.''
''E nesse sentido, nos orienta a veneranda Joanna de Ângelis:'' “Aconselha-te com a prudência, antes que teu passo te leve à delinquência”.
''Quão valiosos são os bons amigos que nos ajudam a abrir completamente a porta do “tesouro” que existe dentro de nós mesmos!''
''Ao longo da jornada desta existência, às vezes deparamos com “situações sem saída”(aparentemente) e sentimo - n o s desesperados.'' 

''Nessas ocasiões, os bons conselhos e as palavras encorajadoras dos amigos sinceros levantam o nosso ânimo e ajudamos a encontrar novas oportunidades para alcançarmos nossa evolução.''
''Em qualquer situação, temos o seguinte a fazer, segundo nossa querida Joanna de Ângelis: “UTILIZA-TE DA SEMENTE DE QUE DISPÕE COM SABEDORIA E DISCERNIMENTO.”
''Cícero, o grande orador romano, disse o seguinte:''
“Eliminar desta vida esse belo e nobre sentimento chamado “amizade” é o mesmo que afastar da Terra os generosos raios do sol.''

''A amizade é uma das maiores dádivas que o homem recebeu de Deus.”
''Todos nós precisamos de bons amigos.''
''Mas não devemos querer apenas “receber” a amizade dos outros.'' ''Este mundo é um mundo de “constante circulação e intercâmbio de todas as coisas”.''
''Assim sendo, é impossível “receber tudo, sem dar nada”.
''Portanto, se queremos A companhia de bons amigos, primeiramente nós próprios devemos ser bons amigos, dando amor, bondade e alegria a todas as pessoas, reconhecendo as qualidades dos outros, ajudados a exteriorizar essas qualidades e não poupando palavras de incentivo e encorajamento.''

''Se queremos ser amados, devemos dar primeiramente o nosso amor; se queremos atrair boas amizades, devemos primeiramente cultivar um “caráter atraente”.
''Pois, a todos nós recebemos na mesma medida em que damos.'' ''Por isso, se queremos ter muitos amigos, precisamos ser generosos – precisamos ter um “grande coração” capaz de abrigar carinhosamente muitas e muitas pessoas.''
''Se tivermos um “coração estreito e intransigente” e vivermos apontando as falhas alheias, os bons amigos irão se afastando de nós, um por um.''
''A retidão é essencial, mas quando é acompanhada de generosidade, ela não tem o poder de atrair as pessoas.''

''Se nós formos capazes de dirigir palavras bondosas aos outros não com o simples propósito de mostrarmo-nos corteses e educados, mais sim por um sincero amor ao próximo, certamente essa atitude desinteressada fará com que pessoas se aproximem de nós e se tornem bons amigos.''
''É pois verdadeira a afirmação de que “nos recebemos dos outros as mesmas coisas que lhe damos.''
''Até aqui, falamos muito sobre a importância de ser ter bons amigos, porém deixamos de explicar algo muito importante: mesmo as pessoas consideradas “ruins” podem transformasse completamente e tornar-se bons amigos, se soubermos ‘’como agir’’.''
''E o ‘’segredo’’ não é tão difícil assim.'' 

''Basta não olharmos o lado negativo e desagradável dessas pessoas, e mostrar-lhes unicamente a nossa admiração por suas qualidades e nossa confiança em sua bondade e honestidade.'' ''Essas pessoas sentirsseão imensamente felizes ao encontrarem em alguém um ‘’apoio’’ e logo ‘’transformarão nos mais sinceros e leais dos amigos. Assim nos orienta a benfeitora espiritual Joanna de Ângelis: ‘’CARIDADE DIFÍCIL É DESCULPAR O OFENSOR E TÊ-LO EM CONTA DE ENFERMO, NECESSITADO DE TUA AMIZADE E CONSIDERAÇÃO’’.''
''Os nossos ‘’melhores amigos’’ nem sempre são pessoas.''
''Às vezes podem ser bons livros.''

''Os livros, sendo a ‘’expressão viva’’ da mente do autor, conseguem influenciar-nos tanto quanto as pessoas com quem nos relacionamos diretamente.''
''Sem exigir de nós mais do que um pagamento de importância relativamente pequena, os bons livros espíritas, oferecem-nos incontáveis benefícios e esperam que nós tiremos o máximo proveito deles através de uma leitura cuidadosa.''

''Mentalizando os ensinos contidos nos livros espíritas e colocando-os em prática, distribuiremos amor e bondade a todas as pessoas ao nosso redor.''
''Se nós procedermos dessa forma, passaremos a emanar de todo o nosso ser uma constante ‘’atmosfera de amor’’, e atrairemos naturalmente muitas pessoas e faremos bons amigos, com certeza.''