PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS - Parte 2 -
Questionando a Reencarnação
PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
Parte 2
Questionando a Reencarnação
Se não existe a reencarnação, não há senão uma existência corporal; isso é
evidente.
Se nossa existência corporal atual é a única, a alma de cada homem é criada
no
momento do seu nascimento, a menos que se admita a anterioridade da alma
e,
nesse caso, se perguntará qual foi o estado da alma antes de seu nascimento,
e
se esse estado não constituía, por si só, uma existência sob uma forma qualquer.
Não há meio termo possível: ou a alma existia, ou não existia antes do corpo.
Se existia, qual era a sua situação? Ela tinha consciência de si mesma? Se não tinha,
é como se não existisse.
Se tinha individualidade, era progressiva ou estacionária? Tanto num caso ou no
outro, em que grau se achava ao tomar o corpo?
Ao admitir, de acordo com a crença popular, que a alma nasce com o corpo, ou,
o que vem a dar no mesmo, que antes de sua encarnação tinha apenas qualidades
negativas, fazemos as seguintes questões:
1- Porque a alma mostra aptidões tão diversas e independentes das ideias
adquiridas pela educação?
2- De onde vem a aptidão extranormal de certas crianças de tenra idade para
determinada arte ou ciência, enquanto outras permanecem inferiores ou medíocres
por toda a vida?
3- De onde vêm, em uns, as ideias inatas ou intuitivas que não existem em outros?
4- De onde vêm, em algumas crianças, esses instintos precoces de vícios ou de
virtudes, esses sentimentos inatos de dignidade ou de baixeza, que contrastam com
o meio em que vivem?
5- Por que certos homens, independentemente da educação, são mais avançados que
outros?
6- Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomardes uma criança hotentote
( natural da África, raça negra, primitiva), recém-nascida e a educardes nas
escolas mais renomadas, fareis dela algum dia um Laplace (Pierre Laplace,
astrônomo, físico e matemático francês) ou um Newton ( Isaac Newton, cientista inglês)?
Perguntamos: qual é a filosofia ou a teosofia ( qualquer doutrina religiosa e
filosófica que procura explicar e integrar Deus e o homem), que pode resolver este problema?
Ou as almas são iguais no seu nascimentos, ou são desiguais, não há a menor dúvida disso.
Se são iguais, por que são tão diversas as suas aptidões? Dirão que isso depende do organismo. Nesse caso, então seria a mais monstruosa e mais imoral das doutrinas.
O homem seria apenas uma máquina, o joguete da matéria, e assim não tem mais responsabilidades por seus atos, pois poderia atribuir tudo às suas imperfeições físicas.
Se são desiguais as almas, é porque Deus as criou assim; mas, então, por que essa superioridade inata concedida a alguns. Estará essa parcialidade, esse favorecimentos de acordo com a Sua justiça e com o amor igual que dedica a todas as criaturas?
Fonte: Livro dos Espíritos - Allan Kardec - Capítulo 5 -Item 222
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