sábado, 27 de fevereiro de 2016

                      PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS - Parte 2 - 

                                Questionando a Reencarnação


PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
Parte 2
Questionando a Reencarnação

Se não existe a reencarnação, não há senão uma existência corporal; isso é 
evidente. 
Se nossa existência corporal atual é a única, a alma de cada homem é criada 
no 
momento do seu nascimento, a menos que se admita a anterioridade da alma 
e, 
nesse caso, se perguntará qual foi o estado da alma antes de seu nascimento, 
se esse estado não constituía, por si só, uma existência sob uma forma qualquer.

Não há meio termo possível: ou a alma existia, ou não existia antes do corpo.

Se existia, qual era a sua situação? Ela tinha consciência de si mesma? Se não tinha, 
é como se não existisse.

Se tinha individualidade, era progressiva ou estacionária? Tanto  num caso ou no 
outro, em que grau se achava ao tomar o corpo?

Ao  admitir, de acordo com a crença popular, que a alma nasce com o corpo, ou, 
o que vem a dar no mesmo, que antes de sua encarnação tinha apenas qualidades 
negativas, fazemos as seguintes questões:

1-    Porque a alma mostra aptidões tão diversas e independentes das ideias 
adquiridas pela educação?

2-    De onde vem a aptidão extranormal de certas crianças de tenra idade para 
determinada arte ou ciência, enquanto outras permanecem inferiores ou medíocres 
por toda a vida?

3-    De onde vêm, em uns, as ideias inatas ou intuitivas que não existem em outros?

4-   De onde vêm, em algumas crianças, esses instintos precoces de vícios ou de 
virtudes, esses sentimentos inatos de dignidade ou de baixeza, que contrastam com 
o meio em que vivem?

5-   Por que certos homens, independentemente da educação, são mais avançados que 
outros?

6-    Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomardes uma criança hotentote 
( natural da África, raça negra, primitiva), recém-nascida e a educardes nas 
escolas mais renomadas, fareis dela algum dia um Laplace (Pierre Laplace, 
astrônomo, físico e matemático francês) ou um Newton ( Isaac Newton, cientista inglês)?

Perguntamos: qual é a filosofia ou a teosofia ( qualquer doutrina religiosa e 
filosófica que procura explicar e integrar Deus e o homem), que pode resolver este problema?

Ou as almas são iguais no seu nascimentos, ou são desiguais, não há a menor dúvida disso.

Se são iguais, por que são tão diversas as suas aptidões? Dirão que isso depende do organismo. Nesse caso, então seria a mais monstruosa e mais imoral das doutrinas.

O homem seria apenas uma máquina, o joguete da matéria, e assim não tem mais responsabilidades por seus atos, pois poderia atribuir tudo às suas imperfeições físicas.


Se são desiguais as almas, é porque Deus as criou assim; mas, então, por que essa superioridade inata concedida a alguns. Estará essa parcialidade, esse favorecimentos de acordo com a Sua justiça e com o amor igual que dedica a todas as criaturas?


Fonte: Livro dos  Espíritos - Allan Kardec - Capítulo 5 -Item 222

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