quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

                     CUIDADOS


" Não vos inquieteis, pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo".
- Jesus ( Matheus: 6 - 34 )

Os peregrinos de todos os tempos nunca perderam ensejo de inquinar afirmativas evangélicas, desviando-as rumo a falsas interpretações.
A recomendação de Jesus referente à inquietude é das que mais prestou aos argumentos dos discutidores ociosos.
Depois que o Cristo aludiu aos lírios do campo, não foram poucos os que se reconheceram a si mesmos na qualidade de flores, quando não passam de plantas espinhosas.
Em verdade, o lírio não fia, não tece, consoante o ensinamento de Senhor, mas cumpre a Vontade de Deus.
Não pede admiração alheia, floresce no jardim da atmosfera, enfeita a alegria ou consola a tristeza, é útil à doença e à saúde, não se revolta quando lhe fenece o próprio brilho ou quando mãos egoístas o separam berço onde nasceu.
Será que o ocioso toma igualmente o padrão do lírio em relação à sua existência na humanidade?
Recomendou Jesus que o homem não guardasse ansiedade nociva relativamente à comida, ao modo de trabalhar, ao vestuário, às questões acessórias.
Ensinou que o dia, representando a resultante de leis gerais do Universo, atenderia a si mesmo. Isso é incontestável.
Para o discípulo fiel, vestir e comer são cousas simples. Trabalhar constitui alegria de servir em qualquer parte e o dia significa oportunidade santa de cooperar no Bem.
Mas afirmar daí que o homem deva caminhar sem cuidado de si próprio, seria menosprezar esforços de Cristo, convertendo-lhe as palavras em programa de vagabundo.
O homem não pode nutrir a pretensão de retificar o mundo ou os seus semelhantes de um dia para outro, atormentando-se nas aflições descabidas, mas deve Ter cuidado de si, melhorando-se, educando-se, iluminando-se.
De fato, a ave canta feliz, mas faz a sua casa.
A flor adorna-se tranqüila, mas atende os Desígnios de Deus.
O homem deve viver confiante, mas atento em se organizar para a Obra Divina da Perfeição.

Emmanuel

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