quarta-feira, 12 de agosto de 2015

DUPLO ETÉRICO


Já é conhecido dos estudiosos que, desde os primeiros instantes da reencarnação, o perispírito do reencarnante, passa a servir de suporte ao embrião. Porém, existe outra estrutura que serve de reservatório de vitalidade, durante a vida física, à reposição de energias gastas ou perdidas. É o chamado duplo etérico que conserva contingentes de energia vital ou bioenergia. O duplo etérico que guarda mais semelhanças com o corpo físico que com o perispírito, assim parece-nos uma duplicação do corpo físico.

Em verdade, perispírito, duplo etérico e corpo físico se interpenetram dinamicamente, sendo distinguidos apenas aos olhos de Espíritos Superiores. Cabe deixar bem claro que o duplo etérico é como que uma túnica do corpo físico e com a desencarnação está estrutura se desintegra, não é carregado pelo perispírito no além tumulo. Trata-se de um complexo sistema de redes de intercomunicação e interação energética, criada pelos centros de força do perispírito, tornando-se sustentadora da organização somática – corpo físico.

A proposito, a carga de energia vital contida no duplo etérico condiciona a maior ou menor longevidade do ser humano. É esta estrutura que distribui as energias vitalizantes pelo corpo físico, ele cuida para que as funções vitais permaneçam equilibradas e o conjunto corporal conserve o equilíbrio harmônico. Portanto, o duplo etéricotem por função estabelecer a saúde automaticamente, sem interferência da consciência, garantindo o pleno equilíbrio entre perispírito e corpo físico.

André Luiz, em psicografia de Chico Xavier – Nos Domínios da Mediunidade – se referindo ao duplo etérico, afirma que este “é formado por emanações neuropsíquicas pertencentes ao campo fisiológico, por isso não conseguem maior afastamento da organização terrestre”. Finalizando nossa pequena reflexão, cabe destacar que é por meio do duplo etérico que o perispírito entra em relação com o corpo e o corpo com o mundo e esta estrutura energética só existe em função da sustentação perispirítica.

Por Valdecir Martins

Bibliografia:
Nos Domínio da Mediunidade. André Luiz – Psicografia de Chico Xavier
Perispírito. Zalmino Zimmermann

Nota: Nos trechos extraídos do livro Perispírito, dispensamos as aspas, visto que este artigo trata-se de quase que em sua totalidade cópias de trechos da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário